×

Log In


Lost Password?

SIGN IN YOUR ACCOUNT TO HAVE ACCESS TO DIFFERENT FEATURES

FORGOT YOUR PASSWORD?

FORGOT YOUR DETAILS?

AAH, WAIT, I REMEMBER NOW!

Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftamologia

  • LOGIN
  • Home
  • Sobre a SBOO
  • Encontre um médico
  • Mídia
  • Contato
  • Informações para Pacientes
  • Retinoblastoma
    • Rede de Referenciamento do Retinoblastoma no Brasil
Associe-se

Câncer de pele – pálpebras e região peri-orbitária

by Pixel Desenvolvimento / quarta-feira, 07 dezembro 2022 / Published in Notícias

A campanha Dezembro Laranja, foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de informar a população a respeito dos riscos, provocar a diagnostico mais precoce e prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência e prevalência no Brasil. 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Cancer), são esperados 220 mil casos novos de câncer de pele (32% de todos os casos novos de câncer) no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. As informações são da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada recentemente. 

As pálpebras e região peri-ocular são áreas expostas e os tumores de pele são muito frequentes nessa região. 

Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expôs muito ao sol e quem tem histórico de câncer de pele na família estão entre os mais propensos a desenvolver a doença. Os cânceres de pele na pálpebra (epidérmicos) podem ser divididos em melanoma e não melanoma, e os mais frequentes são o carcinoma basocelular (menos agressivo) e o carcinoma espinocelular mais agressivo, e que podem causar lesões funcionais e estéticas muito graves. 

O carcinoma basocelular é de longe o tumor mais prevalente nas pálpebras e região peri-orbitária e o mais frequente na população brasileira, costuma apresentar áreas com protuberância, com borda mais elevada e cor mais avermelhada, com pequenos vasos de sangue. Já o carcinoma espinocelular, segundo mais frequente, porém, mais agressivo que o basocelular, tem como característica sinais com aparência endurecida, uma úlcera que lembra um machucado, que não cicatriza. 

O melanoma cutâneo é muito agressivo, normalmente acomete os mais jovens, entre 30 a 40 anos, surgindo por meio de uma pinta ou um sinal em tons acastanhados, que com o tempo altera de cor e tamanho, podendo até sangrar. Em um estágio mais avançado, o tumor pode gerar metástase nos órgãos e gânglios e inclusive provocar a morte. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura dos melanomas de pele é alta, podendo chegar a mais de 90%.

O diagnóstico dos tumores nas palpebras pode ser feito clinicamente pelo oftalmologista, podendo necessitar de exames mais especializados como a tomografia de coerência ótica ou incluir biópsias. O tratamento pode ser cirúrgico nos tumores menos graves e avançados incluindo ai uso de LASER e outros aparatos especializados ou pode necessitar de apoio de oncologista clínico e uso de quimioterapias. Consulte o seu oftalmologista. Lembre-se que o médico oftalmologista deve ser titulado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e possuir um Registro de Qualificação de Especialidade (RQE).

Fontes:

Inca – Estimativa 2023 – Incidência do câncer no Brasil. INCA estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025 — Português (Brasil)

Sociedade Brasileira de Dermatologia – https://www.sbd.org.br/

Conselho Brasileiro de Oftalmologia – http://cbo.net.br/2020/home

  • Tweet

What you can read next

Pearls and recent advances in uveal melanoma. Rapid fire case discussion.
De olho nos olhinhos
Cartlhas de Retinoblastoma
Retinoblastoma
Dia nacional de conscientização do retinoblastoma: diagnóstico precoce previne cegueira infantil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimos posts

  • Pearls and recent advances in uveal melanoma. Rapid fire case discussion.

  • De olho nos olhinhos

    Cartlhas de Retinoblastoma

  • Retinoblastoma

    Dia nacional de conscientização do retinoblastoma: diagnóstico precoce previne cegueira infantil

  • De olho nos olhinhos

    Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma: evento especial no parque do Ibirapuera

  • 20 anos de SBOO – Comemorando com amigos – Duke University

TOP